Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Método Pomodoro de estudo. Ele realmente funciona?

Francesco Cirillo é um renomado autor, consultor e palestrante italiano. Criador da Técnica Pomodoro, este, fundou a Cirillo Consulting, uma empresa direcionada para treinamento e consultoria em gerenciamento de projetos, produtividade e inovação.

Em seu relato abaixo, o autor cita a História Pomodoro:

“Eu era um estudante na universidade em 1987 e tive que fazer o exame de sociologia em setembro. Não conseguia manter minha mente focada no meu livro. Eu estava constantemente me distraindo. Fiz uma humilde aposta comigo mesmo: ‘Você pode ficar focado por dois minutos sem distração?’ Fui até a cozinha, peguei um cronômetro e voltei para a minha mesa. O cronômetro era vermelho e tinha o formato de um Pomodoro (tomate em inglês). Aumentei para dois minutos e comecei a ler meu livro. Quando o cronômetro tocou, eu tinha ganhado minha aposta contra o tempo. Surpreso, comecei a me perguntar por que tinha funcionado? Aumentei gradativamente o tempo quando ajustei o cronômetro. Cheguei a uma hora, mas foi demais.
 
Ali, naquela mesa em setembro de 1987, eu ainda não havia notado, mas pela primeira vez consegui fazer do tempo um aliado. Exatamente no momento em que o tempo parecia ser um predador tão cruel para mim, consegui parar na frente dele, e ainda e com medo fazer esta simples pergunta: “Como você, Tempo, pode ser útil para mim agora?
 
Pela primeira vez usei o tempo em vez de fugir dele. Resolvi usar o tempo, gastá-lo para fazer uma pausa, favorecer meus processos mentais, permitir que minha mente organize as informações que havia adquirido no horário de trabalho e me colocar na melhor situação para iniciar meu próximo Pomodoro.”

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo que se concentra em fragmentar o período em blocos contínuos de trabalho focado, habitualmente de 25 minutos cada, contendo pausas regulares. A técnica obteve o nome de “Pomodoro” (tomate, em italiano), pois o autor Cirillo, originalmente manuseava um timer no formato de tomate, a fim de marcar seus intervalos de trabalho e descanso.

Para executar a técnica é definida a tarefa a ser elaborada. Em seguida, se inicia o ciclo de cinco etapas simples:

  • Definir a tarefa a ser executada.
  • Ajustar o cronômetro para 25 minutos.
  • Executar a tarefa orientada até que o alarme toque.
  • Verificar a conclusão da tarefa, após o alarme disparar.
  • Efetuar uma pausa curta (5 minutos).
  • Após a finalização de quatro blocos de 25 minutos cada, deve-se efetuar uma pausa extensa (30 minutos).

Conforme a Técnica, o tempo dividido em pequenos blocos de trabalho intenso, estimula a concentração e a produtividade. Ademais, as pausas regulares são significativas para manter a energia e reduzir a fadiga mental.

A Técnica Pomodoro tem sido amplamente adotada em diversos países, incluindo estudantes, profissionais, escritores e empreendedores. A Técnica é tida como um mecanismo a fim de se alcançar a eficiência e eficácia no trabalho, reduzindo o estresse e procrastinação.

Os efeitos predominantes relatados pelos usuários incluem:

  • Aumento da produtividade e eficiência no trabalho.
  • Ampliação da capacidade de gerenciamento do tempo.
  • Redução da procrastinação e do estresse.
  • Foco e concentração no decorrer das tarefas.

Brasil

Um estudo publicado no Brazilian Journal of Physical Therapy em 2016, apontou a eficácia da Técnica Pomodoro na escrita de dissertações de mestrado em fisioterapia. A pesquisa analisou o desempenho de 15 estudantes de pós-graduação, treinados nesta Técnica e avaliados em sua escrita de dissertação. Os resultados apontaram que a técnica Pomodoro otimizou significativamente a produtividade e a eficiência na atividade.

Itália

Um ensaio publicado no Journal of Visual Communication and Image Representation em 2019, analisou o efeito da Técnica Pomodoro na performance de estudantes de engenharia. O experimento compreendeu 43 estudantes treinados neste procedimento e avaliados em suas tarefas acadêmicas. Os resultados apontaram que o uso do método motivou os estudantes durante o processo de aprendizado e reduziu o nível de ansiedade.

Espanha

Em 2016, o Journal of Education and Human Development, detectou a eficácia da Técnica Pomodoro aplicado na rotina de 20 estudantes durante o estudo do idioma espanhol, proporcionando uma maior compreensão da língua.

Desde a sua criação em 1987, a Técnica Pomodoro tem sido amplamente implementada por ser uma solução simples e eficaz. Os seus efeitos positivos, torna-o um método assertivo para gerenciar o tempo e impulsionar a produtividade.

Uma revisão sistemática de experimentos referente a Técnica Pomodoro, publicada em 2018 no Journal of Work and Organizational Psychology, indicaram a técnica como produtiva para tarefas que exigem foco prolongado, como pesquisas e atividades intelectuais.

A Técnica Pomodoro tem tido um crescimento considerável nas últimas décadas, sendo aplicada especialmente em ambientes acadêmicos, visando otimizar a produtividade dos estudantes, pesquisadores e professores.

Diversos países têm concebido experimentos científicos da aplicação da Técnica Pomodoro orientada para os estudos:

Em concordância ao artigo O que é o ‘Método Pomodoro’ de gestão de tempo que conquistou fãs ao redor do mundo por melhorar produtividade, da BBC News, a finalidade da metodologia, segundo Cirillo, é evitar a procrastinação e aumentar a produtividade.

Gerenciar a quantidade de tarefas concluídas no percorrer do dia, nos permite otimizar a nossa rotina. Assim como, analisar quais são as circunstâncias que interferem em nosso fluxo de trabalho e estudos para evitá-los.

Se por ventura, as tarefas não forem concluídas em tempo hábil, ainda assim, o tempo destinado para descanso deverá ser mantido, evitando atividades que exijam esforço mental. Dito isso, sua mente estará apta para estabelecer um novo ciclo Pomodoro.

Pomodoro é um método vencedor porém, o mestre em Biologia e professor Filipe Lima faz uma alerta:
O conceito do Pomodoro é perfeito, mas a aplicabilidade apresenta falha de acordo com as pesquisas mais recentes de funcionamento do cérebro. A falha está no tempo de 25 minutos para cada bloco. É um tempo problemático para o cérebro atingir todo o seu potencial de foco. Em 25 minutos não há mudança na neuroquímica do cérebro que promova aumento do foco atencional e processos de aprendizagem.

É como se você reduzisse a marcha de um carro toda vez que ele começa a desenvolver velocidade. Sempre ensino os meus alunos a estender o bloco de 25 minutos do pomodoro para, no mínimo, uma hora cada. Aí sim, eles tiram melhor proveito do método.”

Em síntese, a Técnica Pomodoro tem como escopo reduzir o estresse, a ansiedade, ampliar o foco e a concentração ao mitigar as interrupções. Expandir a consciência pertinente as nossas decisões. Impulsionar e manter constante o grau de motivação. Otimizar os processos de estudo ou trabalho e propiciar o pensamento analítico diante de cenários complexos.

Comente o que achou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *