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Foco interrompido, porque eu não consigo desenvolver meus estudos?

O foco interrompido é um revés que têm afetado diversos estudantes e profissionais, quanto a execução de suas tarefas. Este, ocorre quando o indivíduo perde a concentração devido a interrupções internas ou externas, como notificações de celular, barulhos e pensamentos aleatórios.

Este efeito danifica o desempenho nos estudos tornando o processo de aprendizagem mais árduo e prolongado.

Causas do foco interrompido que acometem o desempenho

Notificações

As notificações de celular, e-mail e redes sociais são um entrave para a manutenção do foco nos estudos. Eles afetam a concentração, condicionando o indivíduo a verificar o celular ou o computador excessivamente.

Ruídos

Ambientes com ruídos dificultam a manutenção do foco, como buzinas e conversas paralelas.

Pensamentos aleatórios

Preocupações, obstáculos pessoais ou pensamentos desconexos.

Ausência de interesse

Quando não há interesse no estudo ou estes detêm um alto nível de complexidade, acarretando em perda de foco e distração.

Dormir pouco

Diretamente associada a distração e ausência de foco, a privação do sono reduz os processos de raciocínio, tornando o indivíduo disperso no decorrer do dia, afetando a capacidade de concentração e análise.

Segundo a National Sleep Foundation, há evidências de que a qualidade do sono eleva o desempenho cognitivo de curto e longo prazo. A pesquisa indica que tanto o sono interrompido, quanto o sono insuficiente, envolvem danos, reduzindo a atenção e o aprendizado dos estudantes.

Para desenvolver um sono de qualidade é fundamental ter horários fixos para dormir e despertar. Evitar luzes e ruídos, refeições com alto índice de gordura.

Desorganização

Uma rotina de estudos alinhada é substancial para se manter o foco. A desorganização e ausência de metodologias para os estudos, impactam negativamente no desempenho e absorção de conhecimento.

Como o foco interrompido prejudica os estudos

O foco interrompido torna o processo de aprendizagem laborioso. Quando há empecilhos para se manter o foco, reter o conteúdo e memorizá-lo, se torna um processo extenuante. Para mais, a memória tem dificuldade em absorver o conteúdo já estudado, visto que este não foi absorvido adequadamente.

Ademais, a ausência de foco ocasiona uma compreensão superficial do conteúdo assimilado. Quando o indivíduo se distraí, não compreende o que está estudando em sua plenitude. De acordo com o artigo Quer ter mais foco? Dê espaço para o seu cérebro funcionar, publicado na revista Exame.

Com a expansão do trabalho remoto durante a pandemia, comportamentos como esses, que são verdadeiros ralos de produtividade, se tornaram ainda mais comuns. Mas o problema vai muito além do sentimento de fadiga e angústia de querer produzir e não conseguir. É uma questão neurológica. Alternar frequentemente a nossa atenção entre diferentes tarefas e distrações “desacostuma” o nosso cérebro a focar, por conta de um fenômeno chamado “atenção residual“.

O que é a atenção residual?

A atenção residual é um fenômeno psicológico ocasionado quando o indivíduo está mentalmente vinculado a uma tarefa anterior, mesmo após ter mudado o foco de sua atenção para outra tarefa. É comumente em situações com multitarefas ou quando se alterna entre tarefas distintas.

Se um estudante ou profissional estiver trabalhando em um relatório, sendo interrompido para atender a uma ligação, provavelmente irá refletir acerca do relatório, enquanto dialoga no telefone.

Como usar a atenção residual para otimizar os estudos?

Quando se muda de uma tarefa para outra, é possível otimizar o tempo em que a atenção residual está presente para revisar o conteúdo estudado recentemente.

A título de exemplo, se o estudante finalizou o capítulo de um livro, este, pode demandar a atenção residual para revisar o que leu enquanto faz uma pausa para beber água ou para se alongar. Isso favorece a fixação do conteúdo na memória de longo prazo e a potencializa a retenção do conhecimento.

Outro modo de aplicar a atenção residual consolidando os estudos, se faz na alternação entre atividades divergentes. Usufruir a atenção residual da tarefa anterior para potencializar o desempenho na tarefa subsequente.

Qual o impacto da atenção residual na concentração?

Há possiblidade ser positivo ou negativo, dependendo do contexto. Quando se usa a atenção residual para revisar o conteúdo anterior ou para alternar entre tarefas distintas, isso eleva a concentração e a eficiência da assimilação do conteúdo.

No entanto, quando não há controle acerca da atenção residual e o estudante demandar um longo período em pensamentos referentes a exercícios antecedentes, há danos na concentração e na eficácia do estudo, acarretando uma compreensão superficial do conteúdo.

Como solucionar o foco interrompido

Identifique a origem dos obstáculos e adote medidas para saná-los.

Desativar notificações

Desative as notificações do celular, e-mail e redes sociais no decorrer do estudo.

Priorizar ambiente amenos

Escolha um recinto tranquilo e sem ruídos para os estudos. Se necessário, use protetores auriculares para bloquear o som.

Praticar mindfulness ou “atenção plena”

Esta técnica de meditação amplia a concentração e o controle de pensamentos aleatórios. Tem o intuito de acalmar a mente e potencializar sensações que incitem o bem-estar no indivíduo.

Estabelecer metas

Estabeleça metas e metodologias de estudos que tenham sinergia com os objetivos almejados.

O foco é um fator impreterível para o sucesso acadêmico e profissional. A prática e as técnicas adequadas, aperfeiçoam os impactos nos estudos. Ao concentrar energias e recursos mentais em uma tarefa específica, alcançamos nossos propósitos de modo eficiente e eficaz.

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